sábado, 5 de dezembro de 2009

Células estaminais podem reparar danos provocados por enfarte

-
Segundo um estudo realizado pela Universidade de Miami, nos Estados Unidos, é possível utilizar células estaminais para reparar danos provocados por ataques cardíacos. De acordo com os autores, as células retiradas da medula óssea poderiam ligar-se às partes danificadas do coração, emitindo sinais que ajudariam o corpo a reparar a lesão.
-
Estudos realizados em animais já haviam demonstrado que as células estaminais ajudavam o coração a substituir as células mortas por células vivas.
-
Os autores do estudo afirmam que os pacientes tratados com células estaminais apresentaram uma melhoria significativa no coração, pulmão e na função global.
-
"A ecocardiografia mostrou melhora na função cardíaca, particularmente naqueles pacientes com maior quantidade de danos cardíacos", destacou o cardiologista Joshua Hare, líder do estudo.
-
A pesquisa envolveu 53 pacientes que foram tratados dentro dos primeiros dez dias após o primeiro enfarte. Um quarto deles recebeu infusões do placebo, enquanto os outros receberam várias doses intravenosas de células estaminais recolhidas de um único dador saudável e cultivadas em laboratório.
-
Para além de seguro, o tratamento apresentou menos efeitos adversos do que o placebo, sendo ainda eficaz na medida em que ajudou a reparar os danos provocados pelo enfarte.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: