domingo, 13 de dezembro de 2009

Cientistas desenvolvem teste de urina para diagnosticar pneumonia

-
Uma equipa de investigadores do Canadá, Austrália e Estados Unidos tem vindo a desenvolver um exame de urina que serve de diagnóstico para a pneumonia. Segundo Carolyn Slupsky, da Universidade da Califórnia, o teste rápido pode ajudar os médicos a detectar a pneumonia precocemente, facilitando o tratamento da doença.
-
A doença respiratória é actualmente diagnosticada através da combinação de sintomas clínicos, raios x e análises ao sangue ou saliva, todos eles a demorar cerca de 36 horas até se obterem resultados.
-
O estudo foi efectuado em pacientes com pneumonia provocada por diferentes micro-organismos, incluindo bactérias, fungos e vírus, tendo os investigadores utilizado um método denominado por espectroscopia de ressonância magnética nuclear para identificar "impressões digitais" químicas de substâncias associadas à bactéria Streptococcus pneumoniae.
-
Os cientistas descobriram ainda que o perfil dos metabólitos encontrados na urina eram bem diferentes entre os pacientes infectados com o vírus, comparativamente aos infectados com bactérias que provocavam pneumonia.
-
“Este é o primeiro estudo a demonstrar que as análises de metabólitos na urina baseadas na ressonância magnética nuclear tem o potencial de oferecer um rápido diagnóstico da causa da pneumonia”, destacou a investigadora num artigo publicado no Journal of Proteome Research. “Ele também mostra que podemos usar esta tecnologia para, rapidamente e facilmente, controlar a recuperação dos pacientes”, concluiu.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: