quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Consumo de refrigerantes associado à diabetes durante a gravidez

-
As grávidas que têm vindo a consumir demasiados refrigerantes devido à restrição de álcool motivada pela sua gravidez podem não ter feito uma boa escolha relativamente à sua saúde. Segundo um estudo efectuado pela Universidade do Estado da Louisiana, nos Estados Unidos, o consumo excessivo dessas bebidas durante a gestação pode aumentar o risco de diabetes.
-
Foram avaliadas mais de 13 mil mulheres que tiveram pelo menos uma gestação durante o período entre 1992 e 2001, tendo os investigadores constatado que aquelas que consumiam cinco ou mais porções de bebidas açucaradas à base de cola tinham uma propensão 22% maior de desenvolver diabetes durante a gravidez, comparativamente às que não bebiam menos de uma porção por mês.
-
Os mesmos resultados, que não foram constatados com outras bebidas açucaradas ou para versões dietéticas das bebidas de cola, surgiam independentemente da obesidade, níveis de actividade física, dieta e outros factores de risco para a diabetes.
-
"As exigências que a gravidez coloca sobre o metabolismo da mulher podem ‘desmascarar’ uma tendência a desenvolver diabetes e condições similares", explicaram os autores do estudo. "Beber refrigerantes de cola poderia contribuir para essa tendência ao ter uma dieta cheia de açúcar, que por si só pode ser prejudicial para as células beta produtoras de insulina no pâncreas", acrescentaram.
-
Dessa forma, se as gestantes tiverem os famosos “desejos”, os investigadores recomendam recorrer ao consumo moderado de bebidas dietéticas. (farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: