sábado, 5 de dezembro de 2009

Dieta vegetariana pode necessitar de suplementos vitamínicos

-
O vegetarianismo tem vindo a tornar-se cada vez mais popular, um facto demonstrado sobretudo na variedade de alimentação que tem aparecido nos restaurantes onde existem ementas sem ingredientes de origem animal.
-
No entanto, especialistas em nutrição afirmam que uma alimentação equilibrada é fundamental para quem segue este tipo de dieta, podendo haver a necessidade de suplementação vitamínica.
-
A nutricionista Vivian Suen, da Associação Brasileira de Nutrologia, afirma que devido à não ingestão de carnes vermelhas, fonte de gordura saturada, a dieta vegeratiana pode contribuir para controlar melhor o colesterol, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares.
-
"A pessoa que segue a dieta também acaba por ingerir mais fibras, vitaminas, minerais e menos gorduras saturadas", afirmou.
-
A especialista alertou, contudo, que uma dieta vegetariana descuidada pode levar a uma deficiência em ferro, e por consequência, a uma anemia.
-
"Chamo a atenção para os vegetarianos radicais ou vegans que não ingerem nenhum alimento de origem animal, como ovos e leite. Podem desenvolver deficiência de vitamina B12, indispensável na formação do sangue e necessária para uma boa manutenção do sistema nervoso e do metabolismo. Nesse caso, é necessário uma suplementação da vitamina", alertou.
-
Os suplementos vitamínicos tornam-se ainda mais relevantes quando se trata dos mais jovens.
-
"Se a alimentação de uma criança vegetariana for balanceada com a suplementação, para suprir todas as necessidades nutricionais do corpo, a dieta vegetariana pode promover crescimento e desenvolvimento normais", afirmou a especialista.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: