quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Para a boa saúde dos olhos sugerem-se frutas e verduras à ceia de Natal

-
Se a saúde dos seus olhos é um dos desejos para o novo ano, aconselha-se a acrescentar à ceia de Natal (e outras refeições no geral) frutas e vegetais. Esta é a sugestão de um estudo efectuado pela Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, afirmando que esses alimentos podem afectar o desempenho visual, bem como prevenir doenças oculares associadas ao envelhecimento.
-
Os especialistas afirmam que esses alimentos contêm substâncias denominadas por carotenoides, incluindo luteína e zeaxantina, presentes principalmente na couve e no espinafre, e que podem cumprir um papel importante na visão.
-
Segundo os autores, estes dois componentes podem ajudar a reduzir a incapacidade e o desconforto provocados pela "clarão", aumentando o contraste e reduzindo o tempo de recuperação, aumentando ainda o alcance da visão.
-
A equipa de investigadores chegou a essas conclusões após a análise de múltiplos estudos sobre os efeitos da luteína e da zeaxantina no desempenho visual. Um deles em particular, realizado em 2008, sugeriu que esses pigmentos protegiam a retina e o cristalino, podendo mesmo ajudar a prevenir doenças oculares associadas ao envelhecimento, tal como a degeneração macular e cataratas.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: