domingo, 13 de dezembro de 2009

Parar de fumar pode reverter danos aos pulmões de asmáticos

-
Segundo um estudo efectuado na Holanda, os fumadores que sofrem de asma podem reverter alguns dos danos dos seus pulmões ao pararem de fumar. Os autores do estudo afirmam que parar de fumar pode ajudar os asmáticos a reduzir os sintomas da doença, diminuindo a espessura do revestimento das vias aéreas dos pulmões, e assim facilitar a respiração, melhorando os níveis de óxido nítrico exalado.
-
Foram realizados questionários e biopsias ao pulmão de 147 pacientes, com 66 deles a nunca terem fumado, 46 eram ex-fumadores e 35 fumadores. Os investigadores descobriram que a exposição ao fumo do cigarro aumentava a espessura do epitélio das vias aéreas, algo que poderia ser responsável por sintomas de asma nos fumadores, incluindo a falta de ar e a produção de catarro.
-
Considerando também os níveis de óxido nítrico exalado, que pioram com o tabagismo, os investigadores destacam que a cessação do fumo pode reverter os efeitos negativos do cigarro sobre as vias respiratórias de pessoas com asma, principalmente em relação à espessura do revestimento interno dos pulmões.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: