quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Tabagismo e excesso de peso podem contribuir para o envelhecimento da pele

-
Segundo um estudo publicado na revista científica Archives of Dermatology, o excesso de peso juntamente com o hábito de fumar pode deixar a pele mais vulnerável aos efeitos prejudiciais do sol e ao envelhecimento facial.
-
De acordo com a equipa de especialistas, a exposição solar a longo prazo provoca alterações físicas e estruturais na pele, podendo causar o seu enrugamento e alterações de cor e dilatação de pequenos vasos sanguíneos da face. Este processo pode ser acelerado pelo excesso de peso e tabagismo, segundo os investigadores.
-
Foram avaliados os dados de 65 pares de gémeos idênticos com idades compreendidas entre os 18 e os 77 anos, tendo a sua pele sido avaliada, e os mesmos respondido a diversos questionários. Os investigadores constataram que os factores associados a maiores danos incluíam idade, excesso de peso, hábitos tabagísticos e historial de cancro de pele, mas não o consumo de álcool.
-
"A relação encontrada entre tabagismo, peso, uso de filtro solar, cancro da pele e fotodano nesses pares de gémeos pode ajudar a motivar a redução de comportamentos de risco", afirmaram os autores.
-
Os pesquisadores explicam que o excesso de gordura aumenta a susceptibilidade da pele ao dano, mas também podem ajudar a mascarar a aparência de rugas em pessoas idosas.
-
Segundo os especialistas, poucos estudos epidemiológicos com gémeos têm examinado adequadamente os factores ambientais associados ao envelhecimento, sendo necessários mais estudos para aprofundar a relação.(farmacia.com.pt)
-

Sem comentários: